Distúrbios Oculares

Distúrbios Oculares

Carregando...

Conjuntivites

Conjuntiva é a membrana fina e transparente que recobre a parte branca do olho e a superfície interna das pálpebras. Conjuntivite é o nome genérico que damos à qualquer inflamação ou infecção da conjuntiva.

Causas

Podem ter origem infecciosa, como as causadas por bactérias, vírus ou fungos; alérgica; ou ainda tóxica, pela irritação por contato com produtos químicos ou uso inadequado de medicações. Nem todas as conjuntivites são contagiosas, entretanto, algumas formas de conjuntivite como as virais, podem ser de fácil contágio e os pacientes devem ser orientados a evitar o contato físico direto e compartilhamento de objetos pessoais com outras pessoas.

Sinais e sintomas

Ardor, coceira, sensação de corpo estranho, lacrimejamento, secreção e principalmente olho vermelho. A vermelhidão dos olhos ocorre pela dilatação dos vasos sanguíneos da conjuntiva, em consequência da inflamação. Nem todo olho vermelho é conjuntivite!

Tratamento

Deve ser individualizado e direcionado para a causa da conjuntivite. Na maior parte das vezes é necessário apenas tratamento sintomático, com o uso de colírios lubrificantes e/ou anti-inflamatórios. Em casos específicos pode ser necessário o emprego de colírios antialérgicos e menos frequentemente o de colírios antibióticos. A limpeza das pálpebras deve ser realizada com soro fisiológico sempre que houver acúmulo de secreção. O uso de compressas geladas também pode ajudar a aliviar os sintomas.